Mensagem do dia.

¹No princípio criou Deus os céus e a terra. ²E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. ³E disse Deus: Haja luz; e houve luz.4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1:1-5


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Implantação da Escola Técnica terá comissão provisória

Atendendo a uma resolução tomada durante a Audiência Pública ocorrida em 20 de outubro deste ano, a respeito da implantação da Escola Técnica Federal em Alvorada, a Prefeitura Municipal realiza uma reunião para formação da comissão provisória que irá operacionalizar coordenar as próximas etapas. O encontro vai ser realizado nesta segunda-feira (31), às 19h, na Câmara de Vereadores.

O sonho há muito acalentado pelos alvoradenses está perto de se concretizar. Trata-se da instalação da primeira Escola Técnica da cidade, um investimento de R$ 10 milhões que promete ser um marco para a educação e a qualificação profissional dos jovens estudantes locais.

A vinda da Escola Técnica para Alvorada vem sendo pleiteada há anos pela Administração Municipal, período em que foi pauta obrigatória em encontros e reuniões registradas com a União. Sobre o tema, o prefeito Carlos Brum destaca que “é o coroamento de um trabalho firme e persistente desenvolvido pelo seu governo”.
A audiência deve contar com a presença da comunidade, autoridades locais, representantes do Instituto Federal do RS, Sindicato dos Comerciários, Câmara de Vereadores, ACIAL, União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA), União Estadual de Estudantes, SINE, OAB, 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CREA), professores e diretores das escola municipais e estaduais.
Leia Mais ►

4° feira de doações de cães em Alvorada

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Zoonose /Canil Municipal realiza entre os dias 08 e 11 de novembro, das 9h às 16h, a 4ª Feira de Doação de Cães na Praça Leonel Brizola (em frente à Prefeitura). Serão 90 cães, entre machos, fêmeas e filhotes, todos castrados e sadios, recolhidos por abandono ou por maus-tratos (através de denúncias).

O canil tem por objetivo específico tirar os cães da rua a fim de evitar ataques, doenças e demais transtornos a população. Também cabe ao setor tratar o animal, alimentar, curar os machucados ou doenças, castrar e em seguida devolvê-lo a comunidade através da doação. Mas para continuar realizando esse trabalho, e também abrir vagas para outros cães, precisa doar os animais que já estão 100% curados. Os cães são domesticados, dóceis e carentes por um lar.
Durante a Feira haverá funcionários para auxiliar, passar instruções e orientações de como alimentar e tratar os animais. A pessoa interessada em adotar precisa preencher uma ficha de adoção e assinar um termo de responsabilidade. Os animais adotados serão monitorados pela equipe da Zoonose para assegurar que serão bem tratados.

Dicas de atenção aos animais:

Ao ver ou perceber um animal maltratado denuncie para as autoridades. Faça um boletim de ocorrência, pois isso é crime conforme o Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98:
É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticado, nativo ou exótico. A pena para esse tipo de crime é detenção de três meses a um ano e multa.
Incorre na mesma pena quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existem recursos alternativos. A pena é aumentada de um terço a um sexto, se ocorrer à morte do animal.
Os maus-tratos e crueldades mais comuns são:
Abandono;
Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
Envenenamento;
Agressão física, covarde e exagerada;
Mutilação;
Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
Não procurar um veterinário se o animal estiver doente.
”Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e tem sempre que misturar amor e ódio em suas relações.” Sigmund Freud
Leia Mais ►

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Unidade Projeto Pescar SOUL abre inscrições de 7 a 11 de novembro

Entre os dias 7 e 11 de novembro, a Unidade Projeto Pescar SOUL abre inscrições para sua 12ª turma. Como requisitos para a participação, é necessário ter entre 16 e 19 anos, estar cursando a partir da 8ª série do ensino fundamental, residir no Município de Alvorada, ter renda de até meio salário mínimo por morador da residência e não ser filho de colaborador da SOUL e VAL. A novidade da nova turma é a possibilidade de inscrição para ambos os sexos. As 30 vagas disponíveis também são oportunidades para Pessoas com Deficiência. Os interessados devem procurar a sede da empresa, nos dias de inscrição, das 8h15 às 10h15, das 10h30 às 12h, das 13h15 às 15h15 e das 15h30 às 17h30.

Além da formação em mecânica básica, os selecionados para a Unidade Projeto Pescar SOUL participam de diversas atividades para o desenvolvimento de noções como: relações humanas, segurança no trabalho, saúde, higiene pessoal, motivação, comunicação, música, informática, trabalho em equipe, programa de qualidade e inserção no mercado de trabalho. As aulas são ministradas por profissionais da SOUL e voluntários da comunidade e a carga horária é de mil horas.

Os alunos da Unidade recebem alimentação, transporte, material didático, cestas básicas, uniforme e bolsa auxílio. A parceria entre a Fundação Projeto Pescar e SOUL existe há dez anos e é destinada a adolescentes em situação de risco social que residem na cidade. Além de aprendizagem básica voltada à formação profissional, as aulas proporcionam o desenvolvimento de novos hábitos de cidadania. Ao final do curso os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho em busca da primeira oportunidade de emprego.
Serviço:
Inscrições para Unidade Projeto Pescar SOUL
Quando: 7 a 11 de novembro
Horário - Manhã: das 8h15 às 10h15, das 10h30 às 12h.
Horário - Tarde: das 13h15 às 15h15 e das 15h30 às 17h30.
Local: Sede da SOUL - Av. Pres. Getúlio Vargas, 3116 - Alvorada - RS
Requisitos:
Jovens de ambos os sexos, com idade entre 16 e 19 anos;
Cursando a partir da 8ª série do ensino fundamental;
Residir no Município de Alvorada;
Ter renda de até meio salário mínimo por morador da residência e não ser filho de colaborador da SOUL e VAL.

Documentos Necessários:
Foto 3X4;
Carteira de Identidade ou certidão de nascimento (cópia);
Comprovante de residência: última conta de água ou luz (cópia);
Comprovante de escolaridade.

Informações: 3442-8572 / 3442-8511
Leia Mais ►

ABAIP escolhe rainha e princesas da Primavera

No sábado, dia 22 de outubro, a Associação Beneficente dos Aposentados, Inativos e Pensionistas de Alvorada (ABAIP), localizada na Rua Salgado Filho, 210 realizou um almoço-baile, ocasião em que escolheu princesas e rainha da Primavera.
O almoço foi oferecido pela ABAIP para os associados e a presidente Iraci Rodrigues e diretoria solicitaram que cada convidado trouxesse um caixa de leite para ser repassada para o gabinete da Primeira Dama. Assim foram recolhidas 65 caixas de leite.
As escolhidas pelos presentes foram: 2ª princesa Nair da Silva; 1ª princesa Geni Avelino Silva e Silva. Para rainha foi eleita Emilia Bartezn, que recebeu a faixa da Rainha 2010, Evelis. Prestigiaram o evento o prefeito Carlos Brum, vereador Prof. Borba e os colaboradores do gabinete da Primeira Dama, Pedrinho e Teresa.
Leia Mais ►

Seletiva de Vôlei para os Jogos Escolares do RS

A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria de Educação/ Departamento de Educação Física, iniciou na segunda-feira (24) a seleção para os jogos escolares do Rio Grande do Sul (JERGS).

A seleção ocorre em dois dias (24 e 25), no Ginásio Municipal, na modalidade de Voleibol e no primeiro dia contou com a participação de alunos representantes de diversas escolas.
As finais, nesta modalidade, estão previstas para o dia 31 de outubro.
Leia Mais ►

sábado, 22 de outubro de 2011

4° dia da 12° feira do livro de Alvorada


Para ver Mauricio de Sousa, a criançada foi chegando às dezenas e logo querendo saber do criador da Turma da Mônica.
Todas queriam ver de perto o criador daquelas personagens mágicas, dar um abraço e ganhar um autógrafo, pois tratava-se daquele que foi ou está sendo responsável pela parte lúdica da infância das novas (e nem tão novas) gerações.
Nem mesmo o calor registrado sob a lona branca que cobriu a 12ª edição da Feira do Livro de Alvorada, na tarde de sexta-feira (21), tirou a empolgação dessa legião de fãs que, desde as primeiras horas da tarde, formava extensas filas para ver Mauricio de Sousa e sua turma.
Assim, perto das 15h, sorrindo e acenando para o público, ele surgiu. Inicialmente atendeu à imprensa e, para os repórteres, explicou o processo de criação dos seus personagens. Falou também de sua preocupação com o social, da inclusão de personagens da vida real, observando raça, naturalidade, costumes e tradições diferentes, nas suas criações.
Afirmou que a História em Quadrinhos deve ser dinâmica e atualizada e que, apesar dos seus mais de 50 anos dedicados à criação, “ainda está no meio do caminho”. Sobre os planos para o futuro, adiantou que pretende criar uma 3ª linha de personagens, com a Turma da Mônica adulta, casando, trabalhando, tendo suas vidas.

Respondendo a uma pergunta sobre a Feira do Livro de Alvorada, ressaltou que “uma cidade que realiza uma Feira como a que estava vendo não é pobre, mas um lugar preocupado com o futuro, na medida em que está plantando cultura e educação”. Destacou, por fim, que o evento “é uma celebração à inteligência e que a cidade está apostando no futuro”.
Após, Mauricio e a Turma da Mônica (Magali, Mônica, Cascão e Cebolinha) ocuparam o palco central (Palco Rá Tim Bum), quando autor e personagens interagiram com a platéia. Mauricio convidou crianças para desenhar e ouviu depoimentos emocionados da platéia sobre as suas criações. Enquanto isso, a Turma da Mônica dançava, brincava e acenava para a criançada.
O autor ainda atendeu a imensa fila de pessoas que haviam tirado uma senha para conseguir o seu autógrafo. Ali, mais uma vez, esbanjou simpatia e atendeu também aqueles que não tinham conseguido senha. 



fonte:Alvorada
Leia Mais ►

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

12° feira do livro de Alvorada

Aberta oficialmente no início da noite de quarta-feira, 19, a 12ª Feira do Livro de Alvorada, o mais importante acontecimento educativo e cultural da cidade, além das tradicionais bancas de livros e Praça de Alimentação, contou com a presença do músico flautista Leonardo Perroni, executando o Hino Nacional, o pelotão de PMs Infantis da BM cantando o Hino Riograndense e o Coral de Municipal interpretando o Hino de Alvorada.

A seguir foi a vez dos alunos da escola de Música IEMAT ocuparem o palco. Crianças com idades entre seis e 12 anos cantaram, tocaram violão, violino, bateria e teclado. Na sequência, bailarinos do Grupo Força e Raça se apresentaram e um show com Volmir Martins e Bagre Missioneiro encerrou a noite.
A Feira fica na Praça até domingo, 23, com 26 estandes de renomadas editoras, mostrando novas e consagradas edições literárias e 11 espaços culturais sediando palestras, teatro, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos, encontros com autores e bate-papos.
Entre os destaques da Feira, o escritor Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que na sexta-feira (21), participa do espaço “Encontro com o Autor Homenageado” e de um “Bate-Papo”, às 15h. O evento conta ainda com a presença do autor Pedro Bandeira que profere palestra às 16h.
Após, o fotojornalismo da periferia será tema da palestra do fotografo Jorge Aguiar. No sábado (22) tem sessão de autógrafos e bate-papo com os escritores Charles Kiefer, com a Patrona da Feira Jussara Melo; com o Xerife Arthur Madruga e autores locais, entre outras atrações.
Nesta quinta-feira (20), o show de encerramento terá a presença de bandas e show de Maracatu; na sexta (21), Gugu Streit e bandas; sábado (22), Banda Pura Cadência. E no domingo (23), último dia da Feira, o show de encerramento ficará a cargo do cantor sertanejo Daniel.
Leia Mais ►

Mulheres da Paz realizam seminário

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Projeto Mulheres da Paz, realizou o Seminário - As Raízes Sociais da Violência-, evento promovido em parceria com o Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos e a ONG Movimentação.

A proposta do Seminário é inserir as mulheres que ingressam no projeto na temática principal do Projeto Mulheres da Paz que é o enfrentamento à violência pela abordagem dos direitos humanos.
O encontro se propõe igualmente a um ato simbólico do encerramento da primeira etapa do projeto, que é a seleção das mulheres e a inserção na segunda etapa, preparando as mulheres para a etapa posterior.
Participaram da mesa das autoridades o Prefeito Carlos Brum, Rejane Brum, Primeira Dama, Daniel Silva de Oliveira, Secretário da STASC, Maria de Lourdes, Secretária de Educação e Luiza Rosangela Feijó, Diretora da Coordenadoria da Mulher de Alvorada.
Leia Mais ►

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Suspeita de desvio do dinheiro público em Alvorada

A prefeitura de Alvorada, na Região Metropolitana, investiga uma denúncia do ex-diretor de Esportes do município Márcio Taylor sobre o desvio de R$ 10 mil da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes para a campanha da deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) em 2010. Ele teria afirmado que foi obrigado a devolver recursos que seriam destinados ao programa “Alvorada Olímpica” ao secretário Nelson Flores, do mesmo partido da parlamentar.

O prefeito da cidade João Carlos Brum disse que uma carta teria sido encaminhada à administração municipal relatando o caso.

“Eu não cheguei a ver a tal da carta. Estou tomando conhecimento dessas questões e estamos avaliando o que fazer. Vamos tomar as providências.”

Taylor disse que não falará mais sobre o assunto porque teria sido ameaçado de morte. “Recebi uma carta anônima ontem à noite.”
Todas essas informações teriam sido levantadas pela operação Cartola, desencadeada em julho e que investigou oito prefeituras suspeitas de superfaturamentos de contratos públicos. Entre elas, estava a de Alvorada.
O titular da Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminalística (Deic), Eduardo Hartz, disse que o inquérito foi encaminhado para a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça, porque envolve prefeitos. Ele não pôde dar informações sobre o caso, já que ele está em segredo de Justiça.
O presidente estadual do PC do B do Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson, disse que o partido irá tomar medidas jurídicas contra o “denuncismo”. “ Isso é para atingir a Manuela que está em primeiro lugar nas pesquisas. Isso é antecipar a disputa com argumentos que não debatem os projetos para a cidade.”
Leia Mais ►
Tendo como objetivo oferecer acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso dos alunos em situação de risco social o Programa Segundo Turno tem como público alvo crianças e jovens adolescentes, dos sete aos 17 anos, expostos a riscos sociais.

Na prática o programa oferece atividades esportivas e culturais no contra-turno das aulas, em núcleos de esporte educacional, espaços ociosos ou parcerias com a esfera pública, instituições de ensino superior, organismos internacionais e interação com o ministério do Esporte e da Cultura.
No município participam do Programa Segundo Turno as escolas municipais Cléo dos Santos, Almira Feijó, Frederico Dihl, Herbert de Souza, Hilário Feijó / Padre Léo, Normélio Pereira de Barcellos e D. Pedro II. As atividades desenvolvidas tem caráter educacional e buscam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, favorecendo a consciência de seu próprio corpo, para explorar seus limites, aumentando as suas potencialidades, desenvolvendo o seu espírito de solidariedade, cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.
O processo de ensino-aprendizagem deve estar voltado para o estímulo da compreensão da convivência em grupo, das regras necessárias à organização das atividades, da partilha de decisões e emoções, fazendo com que o indivíduo possa reconhecer seus direitos e deveres para uma boa convivência social.
As modalidades esportivas coletivas oferecidas são: basquetebol, futebol de campo, rúgbi, voleibol, handebol, futsal, badmington, ginástica rítmica, etc. Individuais: atletismo, capoeira, judô, taekwondo, jiu jitsu, tênis, tênis de mesa, Atualmente o programa conta com 16 monitores que trabalham não construção de padrões conceituais, operacionais e metodológicos, necessários ao desenvolvimento de novos monitores.
A equipe possui a seguinte formação: coordenador geral, Antônio Carlos Costa de Oliveira; coordenadores dos núcleos: Graziela Oliveira Neto (escola Hilário Feijó), Eduardo Imig Frota Vasconcelos (escola Frederico Dihl), Karine de Almeida Muller (escola Herbert e Almira), Márcia Rodrigues Marques (escola Dom Pedro II e Normélio P. de Barcellos), Cristiano Neves da Rosa (escola Cléo Santos).
Leia Mais ►

terça-feira, 18 de outubro de 2011

12° feira do livro de Alvorada

O mais importante acontecimento educativo e cultural da cidade, a 12ª edição da Feira do Livro, começa na manhã desta quarta-feira (19), na Praça Central, local onde tradicionalmente acontecem os mais destacados acontecimentos do município.

A Feira do Livro de Alvorada, já consagrada como a quarta mais importante do Estado, este ano tem como objetivo superar, em número e vendas, as edições anteriores, cujo registro da participação popular, nos cinco dias que permaneceu na Praça, supera a casa das 150 mil pessoas.
Em 2011, nos cinco dias em que os livros reinarão na Praça, 26 estandes de renomadas editoras estarão mostrando novas e consagradas edições literárias, bem como 11 espaços culturais sediarão palestras, teatro, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos, encontros com autores e bate papos.
Entre os nomes consagrados que participarão da Feira este ano, esta Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, que na sexta-feira (21), participa do espaço “Encontro com o Autor Homenageado”. Um dia antes, na manhã de quinta-feira (20), tem palestra intitulada “Como conquistar o aluno que não gosta de ler” e sessão de autógrafos com o autor Pedro Bandeira.
À tarde, o fotojornalismo da periferia será tema da palestra do fotografo Jorge Aguiar. No sábado (22) tem sessão de autógrafos e bate papo com os escritores Charles Kiefer, com a Patrona da Feira, Jussara Melo, com Xerife, Arthur Madruga e autores locais, entre outras atrações.
Diariamente, shows musicais vão encerrar as atividades. Na quarta-feira (19), Volmir Martins e Bugre Missioneiro; na quinta (20), bandas e show de Maracatu; sexta (21) Gugu Streit e bandas; sábado (22) Banda Pura Cadência. No domingo (23), último dia da Feira, o show de encerramento ficará a cargo do cantor sertanejo Daniel.
Leia Mais ►

Alvoradenses trazem titulo para Alvorada

A final do campeonato de xadrez estadual que ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro, em Santa Maria, trouxe para Alvorada dois títulos na categoria Mirim. Camila Moreira, da escola municipal Gentil de Godoy e Bruno Malaguias, da escola estadual João Goulart, ficaram entre os cinco finalistas na etapa regional da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CREA) e conquistaram o primeiro lugar mirim, feminino e masculino na final estadual.

O evento, promovido pela secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu alunos de escolas pertencentes a 30 coordenadorias regionais de educação do Estado, além de estudantes de escolas municipais e federais.
Participaram do campeonato 180 jogadores, distribuídos nas categorias: Mirim, Infantil e Juvenil, masculino e feminino. Houve premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada divisão.
A Final de Xadrez faz parte dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), o maior campeonato do Estado abrangendo todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e mobilizando a comunidade escolar para o desporto educacional ao longo do ano letivo. 

Nome e classificação dos alunos xadrinistas


Categoria juvenil feminino
1º lugar: Amanda Karsburg Fontella – Bagé
2º lugar: Bruna Correia - Cerrito
3º lugar: Thais Porto Alves – Rio Grande

Categoria juvenil masculino
1º lugar: Lucas Strauss Boff - Passo Fundo
2º lugar: Willian Quevedo Naissinger – Carazinho
3º lugar: Roger Minks – Pelotas

Categoria infantil feminino
1º lugar: Bibiana Homercher – Santa Maria
2º lugar: Bianca Bortolini - Ajuricaba
3º lugar: Mariele Zanotto - Ipê

Categoria infantil masculino
1º lugar: Felipe Moreno – Santa Maria
2º lugar: Edson Nunes – Osório
3º lugar: Wesley Costa dos Santos - POA

Categoria mirim feminino
1º lugar: Camila Moreira - Alvorada
2º lugar: Pietra Paim Araldi – Ipê
3º lugar: Hellen Gonçalves Machado – Lavras do Sul

Categoria mirim masculino
1º lugar: Bruno Malaquias - Alvorada
2º lugar: Nicolas Nunes Campos – Santa Clara do Sul
3º lugar: Gabriel Farias – Santa Maria
Leia Mais ►

Mulheres da paz

Através das ações de “Troca de Saberes” - Projeto de Comunicação Comunitária “Interface da Fala”, com atividades integradas com o Museu Comunitário Umbu no Programa de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), foi realizado, no sábado (15), no Bairro Umbu a primeira oficina de arte com as Mulheres da Paz. A iniciativa integra as ações do Programa Mais Cultura do ministério da Cultura de apoio aos microprojetos, nos Territórios de Paz.

As oficinas de comunicação visual com desenho e pintura de murais que deram uma nova “roupagem” para a sede do Projeto Mulheres da Paz, envolveram 30 mulheres da comunidade do Umbu. Parceira das ações, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Rosa Feijó, conseguiu as tintas que foram usadas na grafitagem da sede.Já as “Troca de Saberes” na realização da atividade, foram uma doação do Griô Prudêncio, assessor das coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares - setores da Diretoria de Cidadania Cultural da secretaria de Estado da Cultura/RS.

Os trabalhos iniciaram com uma “Roda de Conversa” com o Griô Prudêncio e contou com a orientação da Coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, a Socióloga, Luciana Pazini Papi e da Assistente Social, Vera Brazil, da secretaria municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (STASC) do município de Alvorada.
Leia Mais ►

Torneios de futebol sete

Até o dia 26 de outubro estão sendo aceitas inscrições para mais uma edição dos torneios “Sol a Sol” e de “Futebol Sete”, promovidos pela secretaria municipal de Juventude e Esportes (SMJE).

Do Torneio Sol a Sol podem participar atletas das categorias Feminino (Livre), Mirim (nascidos de l999 a 2000), Infantil (nascidos em 1996, 1997 e l998) e Juvenil (nascidos de 1994 a 1995). Os jogos serão realizados no período de 1º a 30 de novembro.
Já o Torneio de Futebol Sete vai proporcionar disputas para as categorias: Infantil (nascidos em 96 e 97) e Juvenil (nascidos em 94 e 95), no dia 30 de outubro, na Praça Central.
Troféus e medalhas serão entregues aos três primeiros colocados de cada competição. A secretaria municipal de Juventude e Esporte esta em novo endereço, na Rua Porto Rico, 65. Mais informações pelo fone: 3044 9151.
Leia Mais ►

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Corredores de onibus em Alvorada

Na manhã de sexta(14-10) a presidenta  Dilma liberou a verba de R$1 bilhão pa as obras do Metrô em Porto Alegre visando a copa do mundo de 2014, e segundos alguns sites da internet parte desta verba será destinada para a construção de oito corredores de onibus das cidades vizinhas da Capital dentre essas cidades inclui-se Alvorada-RS.
     Agora pensem comigo, hé claro que seria ótimo um corredor de onibus em Alvorada, mas agora pensem mais um pouco onde eles iriam colocar esses corredores? na Av. residente Getulio Vargas? NA Av. Frederico Dhil, Av. Fernando Ferrari, Av. Tiburcio de Azedo, Av.Castelo Branco?
   Sinceramente Alvorada não tem infraintrutura para isso por mais que iniciativa seja boa para os onibus mas e os carros? por onde passariam? teriam que fazer uma pá de desvios e retornos sem fala no eentroncamento da Presidente Getulio Vargas com a FredericoDhil aquilo hé um caos entre 06:00 e 09:00 da manhã sem falar que depois que contruirem essetal corredor outro cidades mandariam onibus para Alvorada fazendo nossas ruas ficarem mais esburacadas que já estão.
          Valeu Dilma pela intenção
           Carlos Brum pega esse investimento e aplica no saneamento Básico.
Leia Mais ►

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Presa em Alvorada suspeita de torturar filho com necessidades especiais


Agentes da 3ª Delegacia de Polícia de Alvorada, coordenados pela delegada Graciela Foresti, prenderam, na manhã de (03/09), em cumprimento a mandado de prisão preventiva, uma mulher de 38 anos, suspeita de torturar ao longo de cinco anos o próprio filho portador de necessidades especiais, de 13 anos.
As investigações tiveram início quando a criança entrou em desespero no colégio ao fazer necessidades fisiológicas em suas roupas. Segundo as professoras, ele teria dito que a mãe o mataria ao chegar em casa. Realizada a denúncia, dia 22 de setembro, em 10 dias a equipe da 3ª DP tomou depoimentos de familiares, vizinhos e professores e no dia 03 de 09 efetuaram a prisão preventiva.
De acordo com a delegada Graciela, a mulher torturava o filho quando ele fazia necessidades fisiológicas em suas roupas. Entre as agressões, a mulher teria feito o filho ingerir as próprias fezes, dava banhos gelados no inverno ao céu aberto, teria inserido uma mangueira de água no ânus e na garganta para afogá-lo a fim de que parasse de chorar - completa a delegada.
A delegada acredita que a família poderia ter conhecimento de algumas das agressões, mesmo assim, não acreditava que teriam sido feitas pela própria mãe. Investigações apuraram que a criança teria nascido assim após a mãe tentar abortar quando estava grávida de gêmeos, mas um dos fetos teria sobrevivido e nasceu com necessidades especiais.
A criança já foi conduzida a um abrigo municipal de Alvorada, e a presa será conduzida à Penitenciária Feminina Madre Pelletier. 
Assista a prisão desta mulher.

Leia Mais ►

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Concurso escolhe o mais belo jardim de Alvorada

Desde segunda-feira (10) estão abertas as inscrições para o concurso “O mais belo jardim de Alvorada”, evento que tem como objetivo estimular o aproveitamento de espaços e cuidados com a natureza, no âmbito residencial.


Podem participar jardins urbanos do município, sendo permitida apenas uma inscrição por residência. Fotos dos jardins serão analisadas por uma comissão composta pela secretaria de Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito, vereador Professor Borba, ONGs Salva e Eco RS e Conselho de Clube de Mães de Alvorada.
As inscrições, que são gratuitas, vão até o dia 10 de novembro e podem ser feitas no endereço eletrônico mailto:smameambiental@gmail.com.com ou pessoalmente na SMAM, Rua Porto Rico, 75, 3º andar.
O resultado do concurso será divulgado no dia 25 de novembro, às 18h, na Câmara de Vereadores. Serão premiados os três primeiros colocados, e os presentes à cerimônia receberão certificados de “Amigos do Verde”.
Leia Mais ►

Programa de Recuperação de Crédito concede anistia fiscal

A lei municipal 2.403, de 14 de setembro de 2011, criou o Programa de Recuperação de Crédito Solidário, com o objetivo de conceder anistia fiscal para débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços (ISS), alvarás, taxas, Auto de Infração e débitos de qualquer natureza, inscritos ou não na Dívida Ativa, em fase administrativa ou judicial, vencidas até 31 de dezembro de 2010, desde que satisfeitas as condições previstas na lei.

O pagamento pode ser feito de forma integral ou parcelada. A integral, com pagamento até o dia 21 de novembro de 2011, concede desconto total de multas e juros de mora. O contribuinte ainda pode optar pelo pagamento entre 22 de novembro e 21 de dezembro, com desconto de 75% nas multas e nos juros de mora.
A forma parcelada, em até doze vezes, oferece descontos de 50% nas multas e juros de mora para quem pagar a primeira parcela até o dia 21 de novembro de 2011, e 25% para o pagamento da primeira parcela no período de 22 de novembro a 21 de dezembro de 2011.
Parcelamentos obtidos em anistias anteriores e cancelados por falta de pagamento somente poderão ser pagos na modalidade integral. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Fazenda ou pelos fones 3044.8555, 3044.8579 e 3044.8581.
Leia Mais ►

Parada do orgulho gay

Foi um sucesso a Parada do Orgulho Gay 2011 realizada neste domingo, 09 de outubro. A Praça Central, local do evento, recebeu um público estimado de 12 mil pessoas, entre visitantes da Região Metropolitana, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.


A festividade teve início às 14h e contou com uma programação contagiante, entre elas a presença de Luana Soft (rádio Cidade), performance artísticas, show de Dregqueens, Grupo Voz do Guetto e artistas locais.
Neste ano, a comemoração teve o tema: ‘Não somos diferentes, nós fazemos a diferença!’ e trouxe em evidência um assunto ainda bastante polêmico e que persiste nos dias atuais que é o preconceito, a homofobia.
O evento foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Parada Gay e apoio da Prefeitura de Alvorada e Secretarias Municipais

 
 
 
 
 
Leia Mais ►

sábado, 8 de outubro de 2011

Rede amamenta Brasil em Alvorada

No período de 26 a 30 de Setembro, as servidoras da secretaria municipal de Saúde Daniela Bortoncello, Ana Regina Bender Dellaméa e Caroline Brochet dos Santos participaram da oficina de formação de tutores da Rede Amamenta Brasil, em Porto Alegre, acompanhadasdas já tutoras Luciana Silveira e Fernanda do Canto.

As servidoras serão responsáveis pelodesenvolvimento e acompanhamento da Rede Amamenta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A Rede Amamenta Brasil tem por objetivos discutir a prática do aleitamento materno no contexto de trabalho das Unidades Básicas de Saúde e pactuar ações de promoção, proteção e apoio amamentação de acordo com a realidade de cada UBS.
Já foram realizadas oficinas em três Unidades Básicas de Saúde: Piratini, Aparecida e Algarve. O secretário municipal de Saúde, Isac Batista, participou do encerramento da oficina, em Porto Alegre.
Leia Mais ►

Parada orgulho Gay

No dia 09 de outubro de 2011 acontecerá na praça João goulart (48) a parada do Orgulho gay em Alvorada/RS
Com apresentação De Dandara Rangel

Atrações:
Shows
dragqueens
Artistas locais
e a ilustre presença de Luana Soft
Leia Mais ►

Paletra

Local Ginásio poliesportivo Djalma Neves
Onde: Rua: Vasco da Gama,560
           Bairro: São Caetano

Tema "Educação e prevenção no transito"

Realização:
Secretaria municipal da Saúde
Secretaria municipal mobilidade e segurança urbana
Centro de educação e segurança para o transito de Alvorada(CESTAL)
Leia Mais ►

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeitura Municipal convida para Audiência Pública sobre Escola Técnica

A Prefeitura de Alvorada convida a comunidade para a Audiência Pública de implantação da Escola Técnica Federal no município. O evento vai ser realizado na Câmara de Vereadores (Av. Getúlio Vargas, 2266, parada 48), no dia 20 de outubro, quinta-feira, com início às 19h.




O município conquistou em 2011uma Escola Técnica Federal, um investimento de R$ 10 milhões, e na Audiência Pública serão conhecidas as diversas etapas do processo de instalação da Escola e como serão indicados os cursos a serem oferecidos, além dos benefícios que este feito trará para Alvorada.
Leia Mais ►

sábado, 1 de outubro de 2011

Alvorada mais verde


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) realiza neste domingo, 02 de outubro, o Alvorada Mais Verde. O evento tem por objetivo conscientizar as pessoas para a importância da reciclagem e dos cuidados para com o meio ambiente, assim como incentivar a coleta seletiva do lixo.


A apresentação será realizada na Praça Central a partir das 13h e contará com diversas atrações, entre elas: Banda USB, Coral Municipal e a peça teatral “O Amargo Santo da Purificação”, com a Tribo de Atuadores ‘Ói nóis aqui traveiz’. O público também poderá participar do troca-troca de mudas de árvores por materiais recicláveis, brechós, artesanato, brinquedos e premiação do concurso da escolha do nome da árvore da SMAM. Serão distribuídas sacolinhas de TNT com o calendário dos dias da coleta seletiva.
São realizadores do evento as secretarias municipais de Meio Ambiente (SMAM), Obras e Viação (SMOV) e Serviços Urbanos (SEMSU).
Leia Mais ►